No dia 1º de julho, iniciou-se o primeiro semestre de aulas intensivas para a turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Breves. Com aulas em regime intensivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o programa promete qualificar ainda mais os professores da região do arquipélago do Marajó.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça, 16 de julho, a relação de programas de doutorado aprovados em 2024. O Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará está entre os aprovados e deve oferecer vagas para doutorandos a partir de 2025. Uma conquista do grupo de pesquisadores que compõe o PPGDOC que, atualmente, conta com turmas de mestrado em Belém e em duas cidades do interior do Estado (Canaã dos Carajás e Breves).

Já está disponível os Anais do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI - I e-PEMCI.  A primeira edição do e-PEMCI ocorreu entre os dias 4 a 6 de dezembro de 2023, nas dependências do IEMCI/UFPA e contou com uma extensa programação de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos submetidos pelos discentes e professores dos diferentes programas de pós-graduação do IEMCI.

Uma ação integrada dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC), visando promover a autoavaliação dos referidos programas e fomentar intercâmbios e difusão científica entre docentes, discentes e egressos, através da socialização de pesquisas em andamento ou concluídas, incluindo experiências pedagógicas e produtos educacionais vinculados ao campo profissional docente.

Os anais foram publicados na plataforma Zenodo. Um repositório institucional que permite a inserção, pesquisa, partilha, citações e armazenamento de publicações e dados de pesquisa. Uma iniciativa com vistas à Ciência Aberta (Open Science) e Dados Abertos (Open Data), desenvolvida pelo consórcio europeu OpenAIRE e CERN (European Organization for Nuclear Research), que permite o registro com um Identificador de Objeto Digital (DOI), que facilita bastante o armazenamento e disseminação de produções acadêmicas e o intercâmbio científico.

Serviço:

Os 40 resumos expandidos, aprovados para apresentação e publicação nos anais, podem ser acessados na seguinte URL: https://zenodo.org/communities/epemci2023/