Com foco na formação de professores do Ensino Fundamental, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM Statistic), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM), dão continuidade às atividades do projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”. Nos dias 04 e 05 de abril, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança, os integrantes do projeto participaram da II Etapa da Jornada Pedagógica de 2024 realizando oficinas voltadas à matemática e à estatística, na Escola Municipal Professora Julia Quadro Peinado.

Integrantes do projeto na II Etapa da Jornada Pedagógica 2024, da Secretaria Municipal de Educação de Bragança.

Durante a programação, seis oficinas foram ofertadas a 16 turmas de professores atuantes em escolas das áreas rurais e da sede do município, abordando como a criação de jogos, o uso de materiais contextualizados, a investigação e os recursos digitais são importantes aliados no ensinar, no aprender e no avaliar. Essas propostas foram discutidas e praticadas por 367 professores, que atuam em 100 escolas bragantinas, em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dentre eles, 190 professores lecionam em 81 escolas localizadas em áreas rurais, e 177 estão lotados na sede de Bragança. A presença do projeto no evento permitiu o diálogo com professores de escolas que estão a mais de 60km do centro urbano, garantindo a proposta de ir muito além dos muros da universidade.

Oficina "Noções de Estatística: do uso do material concreto à tecnologia a partir do questionamento do mundo”.

Na avaliação dos participantes, as oficinas trouxeram novos conhecimentos, estimularam a criatividade em sala de aula e oportunizaram repensar os conteúdos matemáticos. “A formação foi muito interessante. Eu já trabalho com jogos na escola, mas os vi de outra forma hoje, porque foram tratados pedagogicamente, de forma dinâmica e muito prática com ferramentas de fácil acesso. Gostei muito!”, explica a professora Vânia da Cruz, da Escola Dr. Simpliciano Fernandes de Medeiros Júnior. A utilização de materiais também foi observada pelos participantes. Para a professora Nazaré Magalhães, da Escola Almerinda Alencar da Rosa, trabalhar com assuntos do cotidiano, como farinha, tapioca ou açaí, é um caminho interessante, pois “traz a matemática para realidade do aluno”.

Oficina "Meus alunos não acertam os algoritmos das 4 operações! O que preciso aprender?”

A professora doutora Isabel Lucena, coordenadora do projeto, acredita que as atividades foram muito produtivas tanto para os professores quanto para os formadores, que em grande parte são discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Somos uma equipe de fôlego! Foi muito bom partilhar com professores de diversas localidades de Bragança. O sentimento é de gratidão e dever cumprido!”, explica a professora. Mesmo que Bragança seja o segundo município no plano de trabalho, o projeto já alcançou mais de 400 professores de escolas públicas, quando a meta inicial eram 100. Apesar desse resultado, ainda há mais ações previstas para Belém e Abaetetuba, “o Bora Lá continuará até julho, e vamos a mais escolas até concluirmos o que foi planejado junto à Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, a partir do edital Eixo Transversal. Na verdade, já sabemos que o alcance será bem maior!”, complementa a coordenadora.

Com esta proposta, o GEMAZ e o GEDIM Statistic reforçam o caráter extensionista da comunidade do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, que sempre visa a qualidade na formação dos professores e nas aprendizagens.