De 4 a 6 de dezembro de 2023, ocorreu o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (e-PEMCI), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em sua conferência de abertura, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou questões importantes e provocadoras a partir da “Perspectiva de avaliação e seus instrumentos”, refletindo, entre outros pontos, sobre a necessidade de ir além das provas e pensar em perspectivas formativas de avaliação. Durante os dias de programação, foram criados espaços para apresentação de trabalhos, autoavaliação e compartilhamento de experiências.

A comunidade dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC) marcou presença, e foi responsável pela realização de uma mostra com 20 produtos educacionais; duas sessões de painéis, com apresentação de 21 trabalhos. Além disso, houve nove oficinas, quatro momentos de autoavaliação , uma mesa com egressos; e uma exposição – intitulada “Retalhos de um processo de (trans)formação docente”.

Todos esses momentos foram importantes para a reflexão sobre o que vem sendo pesquisado e produzido nos PPGS, permitindo observar como está se constituindo a identidade coletiva e de cada um deles. Este movimento é fundamental não apenas para adequação às avaliações externas, mas também para definição dos próximos objetivos. Como resultado do evento, é possível destacar o start nas proposições de como organizar as linhas de pesquisa; melhorar os índices de produção acadêmica; aumentar o impacto social das pesquisas; orientar a inserção local, regional e internacional das ações docentes, discentes e egressos. A próxima edição do evento já está confirmada para 2024 e, com melhorias, buscará integrar ainda mais as comunidades dos PPGs envolvidos.