No dia 1º de julho, iniciou-se o primeiro semestre de aulas intensivas para a turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Breves. Com aulas em regime intensivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o programa promete qualificar ainda mais os professores da região do arquipélago do Marajó.

A iniciativa, resultado de um convênio estratégico entre a UFPA e a administração municipal de Breves, visa fortalecer o ensino de ciências e matemática na educação básica da Mesorregião do Marajó, formando lideranças acadêmicas capazes de implementar ações em prol da melhoria do ensino de Ciências e matemáticas nas escolas da região. A cidade de Breves, um dos municípios mais populosos da Ilha do Marajó, ganha assim um importante reforço na formação de seus educadores.

Durante os dois meses de duração do semestre intensivo, os alunos assistirão aulas teóricas e práticas, ministradas por docentes da UFPA, pesquisadores da área de ensino de ciências e da matemática. O cronograma inclui também atividades complementares, como seminários, workshops e visitações a escolas de comunidades ribeirinhas, proporcionando uma formação abrangente e de alta qualidade.

 

Ao final do período, em 27 de agosto, os 25 mestrandos da turma devem retornar para suas atividades docentes nas escolas de educação básica da região, para as quais deverão produzir e implementar produtos educacionais sobre diferentes assuntos tratados em sala de aulas de educação básica ou cursos de formação de professores de ciências e matemática. A expectativa é que iniciativas como esta continuem a fomentar o crescimento acadêmico e profissional de educadores em todo o estado do Pará.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça, 16 de julho, a relação de programas de doutorado aprovados em 2024. O Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará está entre os aprovados e deve oferecer vagas para doutorandos a partir de 2025. Uma conquista do grupo de pesquisadores que compõe o PPGDOC que, atualmente, conta com turmas de mestrado em Belém e em duas cidades do interior do Estado (Canaã dos Carajás e Breves).

O curso de mestrado do PPGDOC foi aprovado em 2013 e iniciou sua primeira turma em 2014. Desde então já titulou mais de 150 mestres, professores de ciências e matemática das redes pública e particular de ensino do estado do Pará e, ainda, de outros estados da federação. São lideranças que atuam em escolas, secretarias de educação e universidades, promovendo ações para melhoria do ensino de ciências e matemática.

Com a aprovação do doutorado, em breve devem ser abertas inscrições para o processo seletivo para nova turma de mestrado e a primeira turma de doutorado do PPGDOC/UFPA.

Já está disponível os Anais do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI - I e-PEMCI.  A primeira edição do e-PEMCI ocorreu entre os dias 4 a 6 de dezembro de 2023, nas dependências do IEMCI/UFPA e contou com uma extensa programação de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos submetidos pelos discentes e professores dos diferentes programas de pós-graduação do IEMCI.

Uma ação integrada dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC), visando promover a autoavaliação dos referidos programas e fomentar intercâmbios e difusão científica entre docentes, discentes e egressos, através da socialização de pesquisas em andamento ou concluídas, incluindo experiências pedagógicas e produtos educacionais vinculados ao campo profissional docente.

Os anais foram publicados na plataforma Zenodo. Um repositório institucional que permite a inserção, pesquisa, partilha, citações e armazenamento de publicações e dados de pesquisa. Uma iniciativa com vistas à Ciência Aberta (Open Science) e Dados Abertos (Open Data), desenvolvida pelo consórcio europeu OpenAIRE e CERN (European Organization for Nuclear Research), que permite o registro com um Identificador de Objeto Digital (DOI), que facilita bastante o armazenamento e disseminação de produções acadêmicas e o intercâmbio científico.

Serviço:

Os 40 resumos expandidos, aprovados para apresentação e publicação nos anais, podem ser acessados na seguinte URL: https://zenodo.org/communities/epemci2023/