O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) iniciou suas atividades em 2014, fazendo parte, enquanto subunidade, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. O programa oferece atualmente o curso de Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Conceito 5 na avaliação quadrienal 2017-2020 CAPES), de natureza profissional, cujos objetivos são:
I – Formar professores pesquisadores de sua própria prática, com capacidade analítica, crítica e de transformação de sua prática docente no ensino de Ciências e Matemática, com autonomia para o emprego e desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas em qualidade;
II – Aprofundar conhecimentos e proporcionar discussões de contribuições científicas e pedagógicas que propiciem tomadas de decisão na prática profissional docente, de forma a favorecer ou assegurar a aprendizagem na área, por estudantes da educação básica;
III – Formar professores e formadores diferenciados para a docência de Ciências e Matemática na educação básica e professores formadores para os cursos de licenciatura da área de Ensino de Ciências e Matemática, tendo em vista a formação de cidadãos críticos e cientificamente alfabetizados.
O Curso diferencia-se da especialização (Pós-Graduação lato sensu) em áreas de ensino pelo aprofundamento do conhecimento de metodologias de pesquisa e de aprendizagem, efetivo processo de produção do conhecimento sobre e na ação docente, bem como pela obrigatoriedade de desenvolvimento de um produto de ensino. O Curso pretende dar oportunidades para que professores da educação básica, em pleno exercício da profissão, possam desenvolver competências profissionais de diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades didáticas e capacidade de trabalhar em equipe em prol da gradativa melhoria do processo de ensino e de aprendizagem de matemática e ciências.
Missão
Formar professores pesquisadores de sua própria prática com vistas à docência de Ciências e Matemática na Educação Básica e Superior com capacidade analítica, crítica e de liderança e competência para formação de professores e iniciação científica, manifestada por meio de nucleação de docentes locais, como agentes de transformação, a fim de contribuir para a promoção uma sociedade mais justa, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
Visão
Ser reconhecido pelos profissionais da Educação do Estado do Pará e fora dele, pela qualidade na formação stricto sensu de professores de Ciências e Matemática da Educação Básica e Superior, pela capilaridade da formação stricto sensu desses profissionais, pela nucleação de grupos de professores alcançada nos municípios do interior do Estado do Pará e pela produção de conhecimentos e, em especial, por processos e produtos educacionais sustentáveis, criativos e inovadores que impactem positivamente na formação docente, nas escolas e demais instituições de ensino, tendo em vista a formação cidadã no âmbito das relações imbricadas da trilogia Ciência-Tecnologia-Sociedade.
Perfil dos Egressos
Espera-se que os futuros mestres, egressos do curso, sejam autores de sua própria prática, sendo capazes de produzir e utilizar estratégias diversificadas para ensinar e aprender matemática e ciências, bem como atuar profissionalmente como membros de comunidades educativas, em contextos socioculturais específicos, trabalhando em prol do constante aperfeiçoamento do ensino nas escolas da educação básica ou na área de formação de professores, nos cursos de licenciatura nos quais trabalham. Nesse sentido, projeta-se um profissional mestre com competências, habilidades e atitudes que o diferenciem positivamente.
Para integralizar o curso, além de obter aprovação em disciplinas/atividades obrigatórias e eletivas, os mestrandos desenvolverão produtos ou processos educacionais decorrentes do estudo/pesquisa realizado, com vistas a transformações/inovações de sua prática docente e da melhoria da aprendizagem dos estudantes nos respectivos níveis de ensino a que se destina o produto. A dissertação será, portanto, o relato, devidamente fundamentado, da inovação desenvolvida/testada em sala de aula, com vistas à solução do problema que motivou a pesquisa aplicada realizada. O produto ou processo educacional proposto será um encarte da dissertação, ficando, assim, disponível para reprodução e utilização por outros docentes em espaços de educação em ciências e matemáticas.