19mar - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) comunica que foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo de Discentes da Turma 2024 do Curso de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - Turma de Breves. 

Acesse a Retificação nº 01 do Edital

Acesse o Edital Consolidado (Após a Alteração)

 

Após a leitura do edital, acessem, no link a seguir, a PÁGINA DE INSCRIÇÃO (Portal Público do PPGDOC no SIGAA) ou digite bit.ly/psppgdoc no seu navegador.

 

Contato para eventuais esclarecimentos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

22fev - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Breves/PA, informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Discentes da Turma 2024 do Curso de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - Turma de Breves, no período de 22/02 a 20/03/2024.

Este certame disponibilizará 23 vagas, 13 para professores de ciências e 10 para professores de matemática. As vagas são destinadas aos servidores efetivos e contratados da Rede Municipal de Ensino de Breves/PA

A seleção contará com 3 fases: prova escrita, arguição virtual e, finalmente, a pontuação do currículo Lattes.

O edital também contempla destinação de cotas para negros e pardos autodeclarados e vagas supranumerárias para populações tradicionais - Quilombolas, Indígenas e Pessoas com Deficiência - PCD.

Informações mais detalhadas sobre o perfil dos candidatos, documentação necessária e etapas de avaliação podem ser obtidas acessando o Edital no link abaixo:

- Edital 01/2024 PPGDOC/IEMCI/UFPA. (divulgado em 22/02/24)

Após a leitura do edital, acessem, no link abaixo, a página de inscrição (Portal Público do PPGDOC no SIGAA) ou digite bit.ly/psppgdoc no seu navegador ou clique em - PÁGINA DE INSCRIÇÃO

 

Contato para eventuais esclarecimentos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Prezados(as) Candidatos(as), é fundamental:

1 – Ler o Edital na sua íntegra

2 – Identificar se você atende ao perfil do aluno (item 3)

3 – Identificar os documentos exigidos para inscrição (item 6)

4 – Digitalizar os documentos do item 6.1 e juntá-los em um único arquivo em formato PDF (sugestão de utilização do site ilovepdf.com/pt)

5 – Acessar o endereço bit.ly/psppgdoc (esse link o levará para a página pública do PPGDOC no SIGAA) e realizar a inscrição, preenchendo a ficha de inscrição e fazendo o upload do documento único (em pdf)

O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC - da Universidade Federal do Pará - UFPA - está com Edital aberto para a contratação de Professor Visitante por meio de Processo Seletivo Simplificado - PSS (Edital 278/2023). 

O Período de Inscrição é de 06/12/23 a 11/01/2024. Os requisitos são: possuir título de doutorado em Educação em Ciências (biologia, física, química) ou Educação Matemática ou Educação, com experiência acadêmica e competência comprovada no currículo da atuação em área de formação de professores de matemática e/ou ciências. Maiores informações podem ser obtidas no site do CEPS - www.ceps.ufpa.br

Sobre o Programa:
O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) iniciou suas atividades em 2014, fazendo parte, enquanto subunidade, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. O programa oferece atualmente o curso de Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (conceito 5 na avaliação quadrienal 2017-2020 CAPES), de natureza profissional.

Serviço
Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante
Tema: Formação de Professores para o ensino de Ciências e/ou Matemática
Inscrição: de 06/12/23 a 11/01/24
Para acessar a página de inscrição e os editais clique aqui

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), receberá o XXII Encontro Nacional de Ensino de Química (XXII ENEQ), no período de 9 a 12 de setembro de 2024. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), com apoio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Também participam da organização do evento o Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM).

A Prefeitura Municipal de Breves em regime de cooperação com a Universidade Federal do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) lançará, no dia 22 de fevereiro, o Edital do MESTRADO EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC).

Está em ação o projeto “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o projeto tem levado oficinas, palestras e outras atividades de formação continuada às escolas municipais. Em novembro, o projeto alcança quatro escolas, duas da região continental e duas da região insular, e aproximadamente 50 professores.

A XI Semana da Matemática de Abaetetuba - SEMAT traz como tema: A matemática e suas tendências no ensino, na pesquisa e na extensão, para apresentar propostas de ensino da matemática e as discussões levantadas a partir do tripé que dá suporte à formação dos professor de matemática. O evento conta com o apoio de diversos unidades, como PPGDOC, SAEST/UFPA e o Laboratório de Ensino de Matemática da Amazônia Tocantina

Na XI SEMAT, espera-se promover diálogos à partir dos relatos de atividades, trabalhos de conclusão de curso na graduação e na pós-graduação. O eixo orientador da XI SEMAT são as tendências para o ensino da matemática para o ensino da matemática que trazem alternativas à prática docente, além de orientar pesquisas e grupos de estudos.

Serviço

XI Semana da Matemática de Abaetetuba - SEMAT

Inscrições: https://www.osvaldosb.com/

Período: até 30 de novembro de 2023

Aconteceu no último dia 23 de novembro, no Hall de Entrada do IEMCI a Exposição de Trabalhos Científicos dos Sócios Mirins do Clube de Ciências da UFPA, que conta com o apoio de diversas subunidades do IEMCI, como o PPGDOC, PPGECM e FEMCI. O evento foi aberto ao público e contou com a apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do ano pelos sócios mirins do Clube.

O Seminário de Meio Termo (SMT) é um evento realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que consiste em uma reunião dos coordenadores de área com coordenadores(as) ou representantes dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país para fins de discutir e planejar, em conjunto, as metas e diretrizes da área para fins de avaliação. Eles acontecem no terceiro ano de cada ciclo da avaliação, abrindo um espaço de planejamento na condução dos processos avaliativos. Também cria oportunidades para compartilhamento de experiências e análise do desempenho dos PPG nos dois primeiros anos do quadriênio. 

A 8ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), promovida pela SEMED/CAIIC foi realizada no período de 20 à24 de novembro de 2023 no Município de Igarapé-Miri/Pará. Os discentes da Turma 2023 Gracy Pinheiro Fortes e Lucas Barbosa Martins participaram da VIII FEICITI apresentando a Oficina Práticas para o ensino de ciências: desafios e possibilidades de uma perspectiva inclusiva.

O I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), intitulado como I EPEMCI, ocorre de 4 a 6 de dezembro de 2023, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é uma realização dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI a saber: PPG em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), PPG em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e PPG em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado em Rede (PPGECEM-REAMEC), com intuito de integrar os seus docentes, discentes e egressos, proporcionando oportunidades de auto avaliação e difusão sobre suas pesquisas e produções educacionais. As inscrições são gratuitas e iniciam em 1º de outubro e se estendem até 4 de dezembro de 2023.

O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC - da Universidade Federal do Pará - UFPA - está com Edital aberto para a contratação de Professor Visitante por meio de Processo Seletivo Simplificado - PSS (Edital 153/2023). 

O Período de Inscrição é de 21/07 a 18/09/2023. Os requisitos são: possuir título de doutorado em Educação em Ciências (biologia, física, química) ou Educação Matemática ou Educação, com experiência acadêmica e competência comprovada no currículo da atuação em área de formação de professores de matemática e/ou ciências. Maiores informações podem ser obtidas no site do CEPS ou clicando nesse link.