16abr - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião da Boa Vista/PA, informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Discentes da Turma 2025 do Curso de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - Turma de São Sebastião da Boa Vista, no período de 22/04 a 16/05/2025.

Este certame disponibilizará 22 vagas, 12 para área de Educação em ciências e 10 para área de Educação matemática. As vagas são destinadas aos servidores efetivos e contratados da Rede Municipal de Ensino de São Sebastião da Boa Vista/PA

A seleção contará com 3 fases: prova escrita, arguição virtual e, finalmente, a pontuação do currículo Lattes.

O edital também contempla destinação de cotas para negros e pardos autodeclarados e vagas supranumerárias para populações tradicionais - Quilombolas, Indígenas e Pessoas com Deficiência - PCD.

Informações mais detalhadas sobre o perfil dos candidatos, documentação necessária e etapas de avaliação podem ser obtidas acessando o Edital no link abaixo:

- Edital 01/2025 PPGDOC/IEMCI/UFPA. (divulgado em 16/04/25)

Após a leitura do edital, efetue o pagamento da taxa de inscrição, a qual é gerada no site da Fadesp: http://cursoseventos.fadesp.org.br

Para se inscrever no processo seletivo, acessem a página de inscrição (Portal Público do PPGDOC no SIGAA) ou digite bit.ly/psppgdoc no seu navegador ou clique em - PÁGINA DE INSCRIÇÃO

Contato para eventuais esclarecimentos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2024, a consultoria institucional da Profa. Dra. Andrea Pereira Mendonça, docente do PPGET/IFAM, no âmbito do Programa de Acompanhamento Institucional. Esta ação faz parte de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA), através da Diretoria de Programas Estratégicos (DPE), cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua dos Programas de Pós-Graduação (PPG’s) da Universidade.

A I Mostra Paraense de Produtos Educacionais foi realizada no dia 07 de novembro de 2024, no Centro de Ciências e Planetário do Pará. Com grande participação da comunidade acadêmica de diversos Programas da Área de Ensino do Estado do Pará, o evento trouxe grandes contribuições para o desenvolvimento da educação na região, bem como para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, a realização da mostra também proporcionou a oportunidade de intercâmbio de experiências entre os profissionais da área, estimulando a troca de conhecimento e a construção de redes de cooperação.

O PPGDOC esteve presente com a apresentação de 35 trabalhos de discentes, egressos e docentes, além de ser co-organizador do evento, que terá sua próxima edição em 2026, na UFPA – Universidade Federal do Pará, tendo o PPGDOC e PPGCIMES como sedes.

 

O Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (E-PEMCI) é uma ação que integra os Programas de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), com objetivo de autoavaliação dos PPG’s envolvidos e fomentar diálogos e difusão científica entre docentes, discentes e egressos, através da socialização de pesquisas em andamento ou concluídas, incluindo experiências pedagógicas e produtos educacionais vinculados ao campo profissional docente.

A segunda edição do encontro, ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2024, buscando dar continuidade ao processo de autoavaliação e fomento ao diálogo científico. Dessa forma, o E-PEMCI 2024 busca identificar não apenas as potencialidades e limitações dos PPGs, mas também as demandas institucionais e as políticas necessárias para seu aprimoramento. Além disso, o evento visa intensificar os diálogos científicos entre os diferentes públicos, reforçando a importância da pesquisa colaborativa e da construção coletiva de conhecimento.

Serviço:

II EPEMCI – Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica

Data: de 25 a 26 de novembro de 2024

Local: IEMCI/UFPA Campus Básico

Inscrições: Até dia 25/11

Programação e Inscrição no site do evento: https://www.even3.com.br/ii-encontro-dos-programas-de-pos-graduacao-do-iemci-507440/

No dia 1º de julho, iniciou-se o primeiro semestre de aulas intensivas para a turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Breves. Com aulas em regime intensivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o programa promete qualificar ainda mais os professores da região do arquipélago do Marajó.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça, 16 de julho, a relação de programas de doutorado aprovados em 2024. O Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará está entre os aprovados e deve oferecer vagas para doutorandos a partir de 2025. Uma conquista do grupo de pesquisadores que compõe o PPGDOC que, atualmente, conta com turmas de mestrado em Belém e em duas cidades do interior do Estado (Canaã dos Carajás e Breves).

Já está disponível os Anais do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI - I e-PEMCI.  A primeira edição do e-PEMCI ocorreu entre os dias 4 a 6 de dezembro de 2023, nas dependências do IEMCI/UFPA e contou com uma extensa programação de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos submetidos pelos discentes e professores dos diferentes programas de pós-graduação do IEMCI.

Uma ação integrada dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC), visando promover a autoavaliação dos referidos programas e fomentar intercâmbios e difusão científica entre docentes, discentes e egressos, através da socialização de pesquisas em andamento ou concluídas, incluindo experiências pedagógicas e produtos educacionais vinculados ao campo profissional docente.

Os anais foram publicados na plataforma Zenodo. Um repositório institucional que permite a inserção, pesquisa, partilha, citações e armazenamento de publicações e dados de pesquisa. Uma iniciativa com vistas à Ciência Aberta (Open Science) e Dados Abertos (Open Data), desenvolvida pelo consórcio europeu OpenAIRE e CERN (European Organization for Nuclear Research), que permite o registro com um Identificador de Objeto Digital (DOI), que facilita bastante o armazenamento e disseminação de produções acadêmicas e o intercâmbio científico.

Serviço:

Os 40 resumos expandidos, aprovados para apresentação e publicação nos anais, podem ser acessados na seguinte URL: https://zenodo.org/communities/epemci2023/

As Professoras Andréa Mendonça (PPGET/IFAM), France Fraiha (PPGDOC/UFPA) e Fernanda Chocron (PPGCIMES/UFPA) vêm desenvolvendo o Projeto Interinstitucional de Pesquisa intitulado “Da Concepção a Avaliação de Produtos Educacionais: investigações e mentorias em PPGs Profissionais da Área de Ensino”. Trata-se de um projeto cujo objetivo é desenvolver, por meio do intercâmbio entre professores e alunos pesquisadores da própria prática, em PPGs Profissionais, ações formativas e de pesquisa que potencializem a concepção e avaliação/validação de produto/processo educacional para a Área de Ensino (Área 46 – CAPES).

Como parte das atividades previstas neste projeto, foram desenvolvidas duas atividades em março e abril de 2024 no IFAM, a saber:

Roda de Conversa “Pesquisa Narrativa e sua Interlocução com o Produto Educacional” com as professoras Dra. France Fraiha Martins (PPGDOC/UFPA) e Cinara Calvi Anic Cabral (PPGET/IFAM), ocorrida em 22/03/2024, no IFAM/CMC.

Diálogo sobre “Pesquisa com foco no Ensino Superior e sua Interlocução com o Produto Educacional” com as professoras Dra. Fernanda Chocron (PPGCIMES/UFPA) e Andréa Mendonça (PPGET/IFAM), ocorrido no dia 16/04/2024 no IFAM/CMC.

Fonte: http://ppget.ifam.edu.br/post-14994/

07mai - Convocação para Preenchimento de Vaga Extra - (Divulgado em 07/05/2024 às 15h30min)

06mai - Divulgação da Homologação do Resultado do Processo Seletivo 2024 - (Divulgado em 06/05/2024 às 12h17min)

03mai - Divulgação do Resultado do Processo Seletivo 2024 (Divulgado em 03/05/2024 às 16h32min)

03mai - Divulgação da Avaliação dos Recursos Interpostos ao Resultado do Currículo Lattes (3ª fase) - (Divulgado em 03/05/2024 às 16h30min)

30abr - Divulgação da Avaliação do Currículo Lattes (3ª fase) - (Divulgado em 30/04/24 às 14h40min)

26abr - Divulgação do Resultado Final da Arguição Oral (2ª fase) - após os recursos (Divulgado em 26/04/24 às 19h15min)

26abr - Divulgação da Avaliação dos Recursos Interpostos ao Resultado da Arguição Oral - (Divulgado em 26/04/24 às 19h10min)

24abr - Divulgação do Resultado da Arguição Oral (2ª fase) - (Divulgado em 24/04/2024 às 14h50min)

20abr - Divulgação do Calendário de Entrevistas (Arguição Oral - 2ª fase) - (Divulgado dia 20/04/24 às 17h)

18abr - Informamos que será disponibilizado, aos candidatos que participarão da segunda fase do Processo Seletivo - Arguição Oral, uma sala para a realização da entrevista (arguição oral) no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional - CEDEP, situado na Avenida Rio Branco, nº 1752, Bairro Aeroporto - Breves/PA. A utilização da respectiva sala é facultativa. Informamos ainda que a arguição oral será on line, via plataforma meet. A data e o horário de cada candidato será divulgado no próximo dia 21/01/24, conforme Retificação nº 02

18abr - Publicação do Edital Consolidado (após as retificações)(Divulgado dia 18/04/24 às 17h30min)

18abr - Publicação da Retificação nº 02 do Edital - Altera o prazo de envio do anteprojeto de pesquisa (Divulgado dia 18/04/24 às 17h30min)

18abr - Resultado da Avaliação dos Recursos Interpostos ao Resultado da Prova Escrita (Divulgado dia 18/04/24 às 17h)

17abr - Informamos que o prazo para envio do anteprojeto de pesquisa, conforme Retificação nº 01, é dia 18/04/24 até as 23h59min, exclusivamente por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

16abr - Resultado da Prova Escrita (Divulgado dia 16/04/24 às 15h50min)

03abr - Lista de Homologação das Inscrições Consolidada - após os recursos (Divulgada dia 03/04/24 às 19h30min)

03abr - Divulgação da Análise dos Recursos à Lista de Homologação (Divulgado dia 03/04/24 às 19h25min)

01abr - Homologação das Inscrições (Divulgado dia 01/04/24 às 16h20min)

19mar - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) comunica que foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo de Discentes da Turma 2024 do Curso de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - Turma de Breves. 

Acesse a Retificação nº 01 do Edital

Acesse o Edital Consolidado (Após a Alteração)

Após a leitura do edital, acessem, no link a seguir, a PÁGINA DE INSCRIÇÃO (Portal Público do PPGDOC no SIGAA) ou digite bit.ly/psppgdoc no seu navegador.

Contato para eventuais esclarecimentos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Com foco na formação de professores do Ensino Fundamental, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM Statistic), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM), dão continuidade às atividades do projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”. Nos dias 04 e 05 de abril, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança, os integrantes do projeto participaram da II Etapa da Jornada Pedagógica de 2024 realizando oficinas voltadas à matemática e à estatística, na Escola Municipal Professora Julia Quadro Peinado.