Áreas de Concentração: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências e Matemáticas

Linha de Pesquisa:

Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemáticas para a Educação Cidadã

Nesta Linha de Pesquisa, situam-se projetos de estudos, pesquisas e desenvolvimento de processos ou produtos educacionais com vistas à educação em ciências e matemáticas afinada, em termos teóricos e práticos, com a formação para a cidadania, tais como, PER, Investigação científica escolar, PBL, CTS, dentre outras abordagens. Neste sentido, ocupa-se, também, com a alfabetização científica e tecnológica.

Linha de Pesquisa:

Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas

Nesta Linha de Pesquisa incluem-se projetos de pesquisa e desenvolvimento de processos ou produtos educacionais sobre ou para a formação de professores da educação básica e a pesquisa sobre a própria prática. Incluem-se, ainda, pesquisas e desenvolvimento de instrumentos para registro e análise de discursos e interação em aula, tanto em termos científicos quanto pedagógicos, manifestados por docentes e estudantes, a construção de explicações e argumentos em aulas de ciências e matemática; a escrita e a leitura em ciências e matemática e saberes docentes relativos a conteúdos específicos.