Está em ação o projeto “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o projeto tem levado oficinas, palestras e outras atividades de formação continuada às escolas municipais. Em novembro, o projeto alcança quatro escolas, duas da região continental e duas da região insular, e aproximadamente 50 professores.

A XI Semana da Matemática de Abaetetuba - SEMAT traz como tema: A matemática e suas tendências no ensino, na pesquisa e na extensão, para apresentar propostas de ensino da matemática e as discussões levantadas a partir do tripé que dá suporte à formação dos professor de matemática. O evento conta com o apoio de diversos unidades, como PPGDOC, SAEST/UFPA e o Laboratório de Ensino de Matemática da Amazônia Tocantina

Na XI SEMAT, espera-se promover diálogos à partir dos relatos de atividades, trabalhos de conclusão de curso na graduação e na pós-graduação. O eixo orientador da XI SEMAT são as tendências para o ensino da matemática para o ensino da matemática que trazem alternativas à prática docente, além de orientar pesquisas e grupos de estudos.

Serviço

XI Semana da Matemática de Abaetetuba - SEMAT

Inscrições: https://www.osvaldosb.com/

Período: até 30 de novembro de 2023

Aconteceu no último dia 23 de novembro, no Hall de Entrada do IEMCI a Exposição de Trabalhos Científicos dos Sócios Mirins do Clube de Ciências da UFPA, que conta com o apoio de diversas subunidades do IEMCI, como o PPGDOC, PPGECM e FEMCI. O evento foi aberto ao público e contou com a apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do ano pelos sócios mirins do Clube.

O Seminário de Meio Termo (SMT) é um evento realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que consiste em uma reunião dos coordenadores de área com coordenadores(as) ou representantes dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país para fins de discutir e planejar, em conjunto, as metas e diretrizes da área para fins de avaliação. Eles acontecem no terceiro ano de cada ciclo da avaliação, abrindo um espaço de planejamento na condução dos processos avaliativos. Também cria oportunidades para compartilhamento de experiências e análise do desempenho dos PPG nos dois primeiros anos do quadriênio. 

A 8ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Miri (FEICITI), promovida pela SEMED/CAIIC foi realizada no período de 20 à24 de novembro de 2023 no Município de Igarapé-Miri/Pará. Os discentes da Turma 2023 Gracy Pinheiro Fortes e Lucas Barbosa Martins participaram da VIII FEICITI apresentando a Oficina Práticas para o ensino de ciências: desafios e possibilidades de uma perspectiva inclusiva.

O I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), intitulado como I EPEMCI, ocorre de 4 a 6 de dezembro de 2023, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é uma realização dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI a saber: PPG em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), PPG em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e PPG em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado em Rede (PPGECEM-REAMEC), com intuito de integrar os seus docentes, discentes e egressos, proporcionando oportunidades de auto avaliação e difusão sobre suas pesquisas e produções educacionais. As inscrições são gratuitas e iniciam em 1º de outubro e se estendem até 4 de dezembro de 2023.

O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC - da Universidade Federal do Pará - UFPA - está com Edital aberto para a contratação de Professor Visitante por meio de Processo Seletivo Simplificado - PSS (Edital 153/2023). 

O Período de Inscrição é de 21/07 a 18/09/2023. Os requisitos são: possuir título de doutorado em Educação em Ciências (biologia, física, química) ou Educação Matemática ou Educação, com experiência acadêmica e competência comprovada no currículo da atuação em área de formação de professores de matemática e/ou ciências. Maiores informações podem ser obtidas no site do CEPS ou clicando nesse link.

O Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC - realizou no período de 18 a 20 de outubro de 2023 a Semana de Qualificação da Turma 2022 de Canaã dos Carajás. A programação teve início com a Palestra "Formação do Professor Pesquisador para a Docência na Educação Básica", ministrada pela Professora Doutora Terezinha Valim Oliver Gonçalves no Plenário da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.

III COPPGEN – Encontro de Coordenadores e Professores de Pós-Graduação em Ensino da Região Norte será totalmente virtual, nos dias 06 e 07 de novembro de 2023.

Neste ano, o evento terá como foco o seguinte tema: Avanços e Desafios dos PPG's da Área de Ensino do Norte. O público alvo são professores da Pós-Graduação, Coordenadores de PPG's, mestrandos e doutorandos da Área de Ensino.

As inscrições já estão abertas. Clique Aqui para realizar as inscrições 

Para acessar a programação completa do evento clique aqui.

Tamyres Gyslane Ferreira Silva se destaca como profissional na área de inclusão no Estado do Pará. A egressa do PPGDOC desenvolveu o produto educacional “Glossário Pai d´égua de Libras: sabor, cheiro de frutas paraense”. O material didático contribui para a propagação e comunicação eficaz da aprendizagem, tanto da comunidade surda quanto da ouvinte.

Clique Aqui para acessar o Glossário
Clique Aqui para acessar o Site 

 

De 4 a 6 de dezembro de 2023, ocorreu o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (e-PEMCI), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em sua conferência de abertura, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou questões importantes e provocadoras a partir da “Perspectiva de avaliação e seus instrumentos”, refletindo, entre outros pontos, sobre a necessidade de ir além das provas e pensar em perspectivas formativas de avaliação. Durante os dias de programação, foram criados espaços para apresentação de trabalhos, autoavaliação e compartilhamento de experiências.