No dia 1º de julho, iniciou-se o primeiro semestre de aulas intensivas para a turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Breves. Com aulas em regime intensivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o programa promete qualificar ainda mais os professores da região do arquipélago do Marajó.

A iniciativa, resultado de um convênio estratégico entre a UFPA e a administração municipal de Breves, visa fortalecer o ensino de ciências e matemática na educação básica da Mesorregião do Marajó, formando lideranças acadêmicas capazes de implementar ações em prol da melhoria do ensino de Ciências e matemáticas nas escolas da região. A cidade de Breves, um dos municípios mais populosos da Ilha do Marajó, ganha assim um importante reforço na formação de seus educadores.

Durante os dois meses de duração do semestre intensivo, os alunos assistirão aulas teóricas e práticas, ministradas por docentes da UFPA, pesquisadores da área de ensino de ciências e da matemática. O cronograma inclui também atividades complementares, como seminários, workshops e visitações a escolas de comunidades ribeirinhas, proporcionando uma formação abrangente e de alta qualidade.

Ao final do período, em 27 de agosto, os 25 mestrandos da turma devem retornar para suas atividades docentes nas escolas de educação básica da região, para as quais deverão produzir e implementar produtos educacionais sobre diferentes assuntos tratados em sala de aulas de educação básica ou cursos de formação de professores de ciências e matemática. A expectativa é que iniciativas como esta continuem a fomentar o crescimento acadêmico e profissional de educadores em todo o estado do Pará.