A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça, 16 de julho, a relação de programas de doutorado aprovados em 2024. O Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará está entre os aprovados e deve oferecer vagas para doutorandos a partir de 2025. Uma conquista do grupo de pesquisadores que compõe o PPGDOC que, atualmente, conta com turmas de mestrado em Belém e em duas cidades do interior do Estado (Canaã dos Carajás e Breves).

O curso de mestrado do PPGDOC foi aprovado em 2013 e iniciou sua primeira turma em 2014. Desde então já titulou mais de 150 mestres, professores de ciências e matemática das redes pública e particular de ensino do estado do Pará e, ainda, de outros estados da federação. São lideranças que atuam em escolas, secretarias de educação e universidades, promovendo ações para melhoria do ensino de ciências e matemática.

Com a aprovação do doutorado, em breve devem ser abertas inscrições para o processo seletivo para nova turma de mestrado e a primeira turma de doutorado do PPGDOC/UFPA.