Durante os dias 29, 30 de junho e 6 de julho/2015 será realizada uma Oficina Pedagógica de Conteúdo Específico (OPCE), ministrada pela Prof. Dra. Talita Almeida. A referida atividade é um componente da estrutura curricular optativa do curso. Ao longo do segundo semestre de 2015 serão ofertadas novas OPCE. Lembrando que cada oficina vale 1 (um) crédito e cada discente deve obter 2 (dois) créditos desse componente curricular para integralizar o curso, ou seja participar de, no mínimo, duas OPCE durante o curso.
Essa OPCE acontecerá nos dois turnos dos dia 29 e 30/junho (8 as 12h e 14 as 18h) e em um turno do dia 6/julho/2015, na Sala 111 (Multimídia) do IEMCI. Somente discentes do PPGDOC/UFPA regularmente matriculados no 1º semestre de 2015 poderão se inscrever, preferencialmente os da turma 2014. Abaixo mais alguns detalhes da atividade.
Título: Geometria Dinâmica: uma alternativa informática para o ensino de geometria:
Descrição: computadores estão cada vez mais presentes em todos os domínios da atividade humana, o que já nos traz um forte argumento para sua inserção nos meios educacionais, bem como em todos os níveis de ensino. Mas para, além disso, como propiciador de ambientes de ensino e aprendizagem, os computadores vieram tornar alguns problemas e conteúdos mais acessíveis, proporcionar novas formas de representação e domínio da informação matemática, o que nunca antes tinha sido possível. Nesse sentido, a presente oficina tem por objetivo construir figuras geométricas utilizando ambientes de geometria dinâmica. Pensamos que as ferramentas e recursos que esses ambientes possuem podem favorecer a representação e visualização de figuras geométricas, das mais simples às mais complexas, bem como a apropriação de suas propriedades. Na parte I, apresentamos atividades introdutórias (atividades básicas) orientadas para a exploração das principais ferramentas e/ou recursos desses ambientes. Na parte II, trabalhamos atividades mais complexas que têm por objetivo a solução de situações-problema de geometria, tanto plana quanto espacial.