No dia 1º de julho, iniciou-se o primeiro semestre de aulas intensivas para a turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Breves. Com aulas em regime intensivo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o programa promete qualificar ainda mais os professores da região do arquipélago do Marajó.

A iniciativa, resultado de um convênio estratégico entre a UFPA e a administração municipal de Breves, visa fortalecer o ensino de ciências e matemática na educação básica da Mesorregião do Marajó, formando lideranças acadêmicas capazes de implementar ações em prol da melhoria do ensino de Ciências e matemáticas nas escolas da região. A cidade de Breves, um dos municípios mais populosos da Ilha do Marajó, ganha assim um importante reforço na formação de seus educadores.

Durante os dois meses de duração do semestre intensivo, os alunos assistirão aulas teóricas e práticas, ministradas por docentes da UFPA, pesquisadores da área de ensino de ciências e da matemática. O cronograma inclui também atividades complementares, como seminários, workshops e visitações a escolas de comunidades ribeirinhas, proporcionando uma formação abrangente e de alta qualidade.

 

Ao final do período, em 27 de agosto, os 25 mestrandos da turma devem retornar para suas atividades docentes nas escolas de educação básica da região, para as quais deverão produzir e implementar produtos educacionais sobre diferentes assuntos tratados em sala de aulas de educação básica ou cursos de formação de professores de ciências e matemática. A expectativa é que iniciativas como esta continuem a fomentar o crescimento acadêmico e profissional de educadores em todo o estado do Pará.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça, 16 de julho, a relação de programas de doutorado aprovados em 2024. O Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará está entre os aprovados e deve oferecer vagas para doutorandos a partir de 2025. Uma conquista do grupo de pesquisadores que compõe o PPGDOC que, atualmente, conta com turmas de mestrado em Belém e em duas cidades do interior do Estado (Canaã dos Carajás e Breves).

O curso de mestrado do PPGDOC foi aprovado em 2013 e iniciou sua primeira turma em 2014. Desde então já titulou mais de 150 mestres, professores de ciências e matemática das redes pública e particular de ensino do estado do Pará e, ainda, de outros estados da federação. São lideranças que atuam em escolas, secretarias de educação e universidades, promovendo ações para melhoria do ensino de ciências e matemática.

Com a aprovação do doutorado, em breve devem ser abertas inscrições para o processo seletivo para nova turma de mestrado e a primeira turma de doutorado do PPGDOC/UFPA.

Já está disponível os Anais do I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI - I e-PEMCI.  A primeira edição do e-PEMCI ocorreu entre os dias 4 a 6 de dezembro de 2023, nas dependências do IEMCI/UFPA e contou com uma extensa programação de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos submetidos pelos discentes e professores dos diferentes programas de pós-graduação do IEMCI.

Uma ação integrada dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC), visando promover a autoavaliação dos referidos programas e fomentar intercâmbios e difusão científica entre docentes, discentes e egressos, através da socialização de pesquisas em andamento ou concluídas, incluindo experiências pedagógicas e produtos educacionais vinculados ao campo profissional docente.

Os anais foram publicados na plataforma Zenodo. Um repositório institucional que permite a inserção, pesquisa, partilha, citações e armazenamento de publicações e dados de pesquisa. Uma iniciativa com vistas à Ciência Aberta (Open Science) e Dados Abertos (Open Data), desenvolvida pelo consórcio europeu OpenAIRE e CERN (European Organization for Nuclear Research), que permite o registro com um Identificador de Objeto Digital (DOI), que facilita bastante o armazenamento e disseminação de produções acadêmicas e o intercâmbio científico.

Serviço:

Os 40 resumos expandidos, aprovados para apresentação e publicação nos anais, podem ser acessados na seguinte URL: https://zenodo.org/communities/epemci2023/

As Professoras Andréa Mendonça (PPGET/IFAM), France Fraiha (PPGDOC/UFPA) e Fernanda Chocron (PPGCIMES/UFPA) vêm desenvolvendo o Projeto Interinstitucional de Pesquisa intitulado “Da Concepção a Avaliação de Produtos Educacionais: investigações e mentorias em PPGs Profissionais da Área de Ensino”. Trata-se de um projeto cujo objetivo é desenvolver, por meio do intercâmbio entre professores e alunos pesquisadores da própria prática, em PPGs Profissionais, ações formativas e de pesquisa que potencializem a concepção e avaliação/validação de produto/processo educacional para a Área de Ensino (Área 46 – CAPES).

Como parte das atividades previstas neste projeto, foram desenvolvidas duas atividades em março e abril de 2024 no IFAM, a saber:

Roda de Conversa “Pesquisa Narrativa e sua Interlocução com o Produto Educacional” com as professoras Dra. France Fraiha Martins (PPGDOC/UFPA) e Cinara Calvi Anic Cabral (PPGET/IFAM), ocorrida em 22/03/2024, no IFAM/CMC.

Diálogo sobre “Pesquisa com foco no Ensino Superior e sua Interlocução com o Produto Educacional” com as professoras Dra. Fernanda Chocron (PPGCIMES/UFPA) e Andréa Mendonça (PPGET/IFAM), ocorrido no dia 16/04/2024 no IFAM/CMC.

Fonte: http://ppget.ifam.edu.br/post-14994/

07mai - Convocação para Preenchimento de Vaga Extra - (Divulgado em 07/05/2024 às 15h30min)

06mai - Divulgação da Homologação do Resultado do Processo Seletivo 2024 - (Divulgado em 06/05/2024 às 12h17min)

03mai - Divulgação do Resultado do Processo Seletivo 2024 (Divulgado em 03/05/2024 às 16h32min)

03mai - Divulgação da Avaliação dos Recursos Interpostos ao Resultado do Currículo Lattes (3ª fase) - (Divulgado em 03/05/2024 às 16h30min)

30abr - Divulgação da Avaliação do Currículo Lattes (3ª fase) - (Divulgado em 30/04/24 às 14h40min)

26abr - Divulgação do Resultado Final da Arguição Oral (2ª fase) - após os recursos (Divulgado em 26/04/24 às 19h15min)

26abr - Divulgação da Avaliação dos Recursos Interpostos ao Resultado da Arguição Oral - (Divulgado em 26/04/24 às 19h10min)

24abr - Divulgação do Resultado da Arguição Oral (2ª fase) - (Divulgado em 24/04/2024 às 14h50min)

20abr - Divulgação do Calendário de Entrevistas (Arguição Oral - 2ª fase) - (Divulgado dia 20/04/24 às 17h)

18abr - Informamos que será disponibilizado, aos candidatos que participarão da segunda fase do Processo Seletivo - Arguição Oral, uma sala para a realização da entrevista (arguição oral) no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional - CEDEP, situado na Avenida Rio Branco, nº 1752, Bairro Aeroporto - Breves/PA. A utilização da respectiva sala é facultativa. Informamos ainda que a arguição oral será on line, via plataforma meet. A data e o horário de cada candidato será divulgado no próximo dia 21/01/24, conforme Retificação nº 02

18abr - Publicação do Edital Consolidado (após as retificações)(Divulgado dia 18/04/24 às 17h30min)

18abr - Publicação da Retificação nº 02 do Edital - Altera o prazo de envio do anteprojeto de pesquisa (Divulgado dia 18/04/24 às 17h30min)

18abr - Resultado da Avaliação dos Recursos Interpostos ao Resultado da Prova Escrita (Divulgado dia 18/04/24 às 17h)

17abr - Informamos que o prazo para envio do anteprojeto de pesquisa, conforme Retificação nº 01, é dia 18/04/24 até as 23h59min, exclusivamente por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

16abr - Resultado da Prova Escrita (Divulgado dia 16/04/24 às 15h50min)

03abr - Lista de Homologação das Inscrições Consolidada - após os recursos (Divulgada dia 03/04/24 às 19h30min)

03abr - Divulgação da Análise dos Recursos à Lista de Homologação (Divulgado dia 03/04/24 às 19h25min)

01abr - Homologação das Inscrições (Divulgado dia 01/04/24 às 16h20min)

19mar - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) comunica que foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo de Discentes da Turma 2024 do Curso de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - Turma de Breves. 

Acesse a Retificação nº 01 do Edital

Acesse o Edital Consolidado (Após a Alteração)

Após a leitura do edital, acessem, no link a seguir, a PÁGINA DE INSCRIÇÃO (Portal Público do PPGDOC no SIGAA) ou digite bit.ly/psppgdoc no seu navegador.

Contato para eventuais esclarecimentos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Com foco na formação de professores do Ensino Fundamental, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM Statistic), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM), dão continuidade às atividades do projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”. Nos dias 04 e 05 de abril, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança, os integrantes do projeto participaram da II Etapa da Jornada Pedagógica de 2024 realizando oficinas voltadas à matemática e à estatística, na Escola Municipal Professora Julia Quadro Peinado.

O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas nasceu da necessidade de formação continuada de alto nível, com o intuito de formar mestres para a docência com pesquisa sobre a própria prática, orientação de alunos para pesquisa em aula, assumindo docência diferenciada.

A proposta de criação do curso de mestrado profissional foi aprovada em 2013, com nota 4 – Capes, iniciando a primeira turma com 20 discentes em abril/2014. Atualmente, o Programa, que já é nota 5 – Capes, conta com mais de 150 egressos, 101 alunos ativos, turma em Canaã dos Carajás, Processo Seletivo em andamento para mais uma turma em Breves, corpo docente com 30 professores, corpo técnico e infraestrutura consolidados e em processo de melhoria contínua.

Neste ano de 2024, o PPGDOC comemora 10 anos de existência, conquistas e avanços. Para comemorar a data, será realizado um evento, no dia 19 de abril, no Auditório do IEMCI, com a presença de docentes, egressos(as) e discentes. Venha participar conosco desse momento de reencontro e celebração.

 

Serviço:

Evento em comemoração aos 10 anos do PPGDOC

Data: 19 de abril de 2024, de 9h às 13h

Local: Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI

 

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O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGDOC - da Universidade Federal do Pará - UFPA - está com Edital aberto para a contratação de Professor Visitante por meio de Processo Seletivo Simplificado - PSS (Edital 278/2023). 

O Período de Inscrição é de 06/12/23 a 11/01/2024. Os requisitos são: possuir título de doutorado em Educação em Ciências (biologia, física, química) ou Educação Matemática ou Educação, com experiência acadêmica e competência comprovada no currículo da atuação em área de formação de professores de matemática e/ou ciências. Maiores informações podem ser obtidas no site do CEPS - www.ceps.ufpa.br

Sobre o Programa:
O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) iniciou suas atividades em 2014, fazendo parte, enquanto subunidade, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. O programa oferece atualmente o curso de Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (conceito 5 na avaliação quadrienal 2017-2020 CAPES), de natureza profissional.

Serviço
Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante
Tema: Formação de Professores para o ensino de Ciências e/ou Matemática
Inscrição: de 06/12/23 a 11/01/24
Para acessar a página de inscrição e os editais clique aqui

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), receberá o XXII Encontro Nacional de Ensino de Química (XXII ENEQ), no período de 9 a 12 de setembro de 2024. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), com apoio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Também participam da organização do evento o Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM).

A Prefeitura Municipal de Breves em regime de cooperação com a Universidade Federal do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) lançará, no dia 22 de fevereiro, o Edital do MESTRADO EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC).

Está em ação o projeto “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o projeto tem levado oficinas, palestras e outras atividades de formação continuada às escolas municipais. Em novembro, o projeto alcança quatro escolas, duas da região continental e duas da região insular, e aproximadamente 50 professores.